• Por: Maria Rita Werneck

Você já ouviu a história da guitarra mística do Led Zeppelin?


Quando Jeff Beck saiu do Yardbirds, ele deu para Jimmy Page uma "1959 Fender Telecaster", a mesma que usava no grupo, talvez como incentivo para o amigo que assumiria seu lugar na banda. Isso foi em 1966. No início do ano seguinte, o instrumento ganharia um novo visual. Deixaria de ter o corpo branco para receber alguns pedaços de espelhos circulares. Page queria fazer daquela composição espelhada algo "cinético", um "veículo de canalização musical", como o próprio guitarrista explica.

Pouco tempo depois, ele teve uma visão sobre a Telecaster. Ela iria receber a pintura de um dragão que daria ao instrumento uma "explosão de cores", o transformando numa "verdadeira guitarra psicodélica". Depois de consultar uma espécie de cartomante, Jimmy resolveu colocar em prática tudo que ele havia imaginado para seu futuro artístico. Saiu do Yardbirds e fundou o Led Zeppelin. A companheira de seis cordas participou dessa transição e de toda a gravação do primeiro disco do grupo, vivendo experiências inimagináveis.

Um belo dia, Jimmy descobriu que seu amuleto havia sido desmontado e tido o corpo pintado por um amigo. O dragão psicodélico não existia mais, nem sua sonoridade, pois esta foi comprometida pela pintura que danificou o circuito elétrico. Page a recuperou retirando a tinta e colocando um sistema de mola conhecido por B-Bender para subir um tom inteiro. Com isso, a guitarra seguiu sua jornada que o eterno guitarrista do Led Zeppelin afirma ter sido de coisas belas e extraordinárias.

Essa história parece mais uma lenda do Rock, não? Mas, segundo o próprio Jimmy Page, ela é real e ele mesmo conta em uma animação de quase quatro minutos divulgada hoje em suas redes sociais e nas da Fender Musical Instruments Corporation. O vídeo faz parte da campanha de lançamento da guitarra "Jimmy Page Mirror Telecaster", uma homenagem que a empresa faz à mágica "1959 Fender Telecaster" de Page.

A guitarra não vem com os oito espelhos circulares instalados. Eles vêm junto com o instrumento, dentro de um estojo vintage. Até o fechamento dessa matéria, o instrumento não estava disponível para comprar pelo site da Fender Brasil. Na gringa, a "Jimmy Page Mirror Telecaster" pode chegar a US$ 2.500,00

Foi com a lendária "Dragon Telecaster" que Jimmy Page gravou, por exemplo, a música "Good Times, Bad Times", que mudou a história do rock depois que tocou pela primeira vez em uma rádio. No vídeo abaixo você assiste a uma apresentação do Led Zeppelin de mais de trinta minutos, na Dinamarca, em 1969, onde Jimmy aparece tocando a mística guitarra.


18 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png