• Por: Maria Rita Werneck

Muita música no Dia da Terra


Hoje é o Dia da Terra e o Rock n’ Outros Drops relembrou algumas canções que falam do nosso planeta ou se referem a temas relacionados a ele para celebrarmos a data e te lembrar da importância de desenvolvermos hábitos que preservem o que a ainda nos resta. Não sei se você sabe, mas cientistas afirmam que a Terra já perdeu mais um terço dos recursos naturais. Digo perdeu porque eles jamais serão repostos.

O Dia da Terra surgiu em 1970, mas só foi oficializado pelas Nações Unidas em 2009. Portanto, hoje completamos 10 anos desta data que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre os problemas no meio ambiente que já enfrentamos à décadas, como as contaminações marítimas e fluviais, não preservação da biodiversidade e a emissão de gases poluentes à atmosfera.

Por aqui, o Dia da Terra será celebrado com muita música. Separamos para você algumas canções que trazem em suas letras o nosso planeta ou evidenciam temas relacionados a ele. Em nossa pesquisa encontramos diversas, mais de vinte, mas escolhemos essas cinco canções por abordarem temáticas distintas, um exemplo de como os artistas de diferentes estilos e períodos se preocupavam com a sobrevivência da nossa Casa.

1. License to Kill (Bob Dylan)

Já nas primeiras linhas de License to Kill, do álbum Infidels (1984), Bob Dylan revelava sua severa crítica ao comportamento humano diante da Terra. Os uso desenfreado dos recursos naturais e a certeza das pessoas que elas tinham o poder para fazer tudo com o Planeta por se acharem superior a ele, são mensagens que impactam desde o início.

2. Mother Nature’s Son (The Beatles)

Essa música é fruto da estadia dos Beatles na Índia, na década de 1960. Após ouvir as palavras de Maharishi Mahesh Yogi, Paul McCartney criou esta canção e levou para a vida o que aprendeu com guru e fundador da meditação transcendental sobre preservação da vida, independente se ela é humana ou não. Há décadas, ele é vegetariano e abraça causas sobre proteção animal. A letra fala de um garoto do campo que passa os dias contemplando a Natureza.

3. Nothing But – Flowers

Em 1988, no álbum Naked, o Talking Heads trouxe a música Nothing But – Flowers, uma espécie de revelação de que o mundo pós-colapso ambiental e industrial seria coberto por flores. O grupo começa a canção dizendo que assim como Adão e Eva, as pessoas também chegaram ao ponto de partida da humanidade, depois que tudo acabou. As lembranças de quando o mundo era mundo vêm à tona com ironia e sarcasmo. Uma bela metáfora sobre o fim do que eles conheciam como planeta na década de 80. Escolhi essa versão ao vivo de David Byrne com Caetano Veloso, para também relembrá-lo nesta lista. Não podemos esquecer que o brasileiro escreveu "Terra".

4. Down Earth - Peter Gabriel

Peter Gabriel traz uma visão otimista sobre a relação homem x Terra. Na música Down Earth, do álbum WALL-E (2008), o ex-integrante do Genesis revela que as belezas naturais que o planeta tem, como o canto dos pássaros e neve nas montanhas, serão mantidas, porque a "Terra será bem cuidada".

5. Don't go Near the Water - The Beach Boys

Essa canção dos Beach Boys, de 1971, já apontava o grande problema da poluição nos mares e rios. O grupo de surf music sempre apresentava o oceano de forma positivo em sua obra, mas desta vez eles davam um conselho: não cheguem perto da água, porque o "veneno flutuante para o mar agora ameaça a vida na terra". O grupo também chamou a atenção para os diversos tipos de lixo encontrados nos ambientes marítimos e fluviais: "Creme dental e sabão fará nossos oceanos um banho de espuma".

#DiadaTerra #BobDylan #TheBeatles #PaulMcCartney #TalkingHeads #CaetanoVeloso #Terra #PeterGabriel #TheBeachBoys

11 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png