• Por: Maria Rita Werneck

In-Edit 2019: festival de cinema onde a música é protagonista


Uma ótima opção para o feriadão que se aproxima é a 11ª edição do In-Edit: Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece em oito salas de cinema da capital paulista, até 23/06. Com uma programação diversa, formada por mais de 50 filmes de várias partes do mundo, o evento, mais uma vez, chega para destacar produções cinematográficas que têm a música como epicentro.

A maior parte das exibições é gratuita, com horários que permitem assistir a vários filmes no mesmo dia. Entre as produções gringas, destaque para “Bad Reputation: A Documentary about Joan Jett” (Kevin Kerslake, 2018), uma cinebiografia sobre a ex-The Runaways e um dos principais nomes do rock mundial, onde o lado ativista e produtor da roqueira é ressaltado. O mundo das “boy bands”, traçado desde The Beatles até One Direction, também faz parte da programação com “I Used to be Normal: A Boyband Fangirl Story", de Jessica Leski (2018).

Os documentários nacionais se dividem entre as categorias Brasil.Doc, Competição, Curta o Som, Especial e Mostra Brasil. Entre eles estão “Amigo Arrigo”, um retorno à carreira de Arrigo Barnabé pela direção de Alain Fresnot e Junior Carone (2019). Quem também tem a trajetória revisitada é uma lenda da música baiana underground. Com supervisão musical de Zeca Baleiro e direção de Fernando Morais, “Antes que Me Esqueçam, Meu nome é Edy Star” (2018) traz à tona histórias desse artista baiano que ao lado de Raul Seixas participou de um dos mais místicos discos brasileiros “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”.

“Tudo pela Música – Os 20 Anos da Deck “ (Daniel Ferro, 2018), “Studio 54” (Matt Turnauer, 2017) e “História Secreta do Pop Brasileiro” (André Barcinski, 2019) são outras grandes opções para mergulhar no ambiente fonográfico brasileiro, na ‘meca’ da disco music de Manhattan dos anos 70 e nos bastidores da MPB.

Veja a programação completa clicando aqui.


3 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png