• Maria Rita Werneck

A Vida Invisível - longa promete levar força feminina para o Red Carpet do Oscar 2020.


Um filme antipatriarcal, que celebra a força das mulheres e a resistência. Foi assim que o diretor Karin Aïnouz, em entrevista para o UOL, definiu A Vida Invisível, produção escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga no Oscar 2020 na categoria de Melhor Filme Internacional de Língua Estrangeira. A disputa por essa indicação nacional foi acirrada com Bacurau (dir. Kleber Mendonça). No entanto, segundo Aïnouz, esse momento não é de competição, mas sim de uma “união do cinema brasileiro em um momento que de crise no setor cultural, que vem perdendo incentivos e patrocínios, por decisão do governo federal”, declarou o cearense à Renata Nogueira e Leonardo Rodrigues, repórteres responsáveis pela matéria citada.

A Vida Invisível conta a história de Guida e Eurídice, duas irmãs cariocas dos anos 50 que se separam depois que Guida é expulsa de casa brutalmente pelo pai após fugir, aos 18 anos, com o namorado e retornar depois de seis meses grávida e sozinha. A ida de Eurídice para um conservatório na Europa fortalece o desencontro. Com vidas completamente opostas, mas tolidas por uma sociedade machista, as duas mulheres passam seus dias tentando se reencontrar e aos 80 anos, Eurídice se surpreende com cartas perdidas que sua irmã a havia escrito.

Baseado no romance de Martha Batalha “A Vida Invisível de Eurídice”, percebe-se a influência das novelas brasileiras, sendo a autora Janete Clair uma grande inspiração. Nos papeis de Eurídice estão as atrizes Fernanda Montenegro e Carol Duarte. O elenco ainda conta com nomes como Julia Stocker, Gregório Duvivier, Bárbara Santos, Antonio Fonseca, Flávia Gusmão, Maria Manoella, Cristina Pereira, Gillray Coutinho e Nikolas Antunes.

Próximos passos:

Até dezembro, ficaremos na expectativa para saber se A Vida Invisível estará entre os dez semifinalistas na categoria de Melhor Filme Internacional de Língua Estrangeira. Passando essa etapa, em 13 de janeiro, a Academia de Hollywood divulga os cinco indicados, sendo a premiação realizada em 09/02, em Los Angeles.

#avidainvisivel #fernandamontenegro #oscar2020

8 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png