• Por: Maria Rita Werneck

Relembre a exposição sobre David Bowie no dia que ele completaria 73 anos.


Em 2014, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), recebeu de janeiro a abril, uma exposição retrospectiva da obra de David Bowie. Até então, a mostra só havida sido apresentada em Londres e Toronto. Recheada de peças audiovisuais e itens pessoais do artista morto há quase 4 anos, os visitantes puderam ter uma emocionante imersão no universo deste que é um dos maiores artistas de todos os tempos.

Hoje, David Bowie completaria 73 anos e para celebrar seu nascimento vamos relembrar essa exposição com fotos que fiz durante a minha passagem por ela, logo quando cheguei em São Paulo para morar. Lógico que de imediato achei esse programa um excelente 'boas vindas' da cidade para mim, uma apaixonada pelo camaleão do rock.

Capas de discos, figurinos da época de Ziggy Stardust e Alladin Sane, letras de músicas escritas pelo próprio Bowie, além de muitas projeções formavam os objetos da exposição que durante 71 dias recebeu mais de 80 mil pessoas. Até hoje eu me sinto privilegiada de ter visto, mesmo que através de uma proteção de vidro, a letra de David. Nunca pensei que um dia eu veria o papel onde ele escreveu Starman.

Os figurinos expostos eram os grandes chamariz para o público. Quem já acompanhava o trabalho de David por longa data, com certeza, se emocionou ao ver os trajes usados por ele, principalmente, na década de 70, a mais extravagante. Foi nesse período que o glam metal surgiu, sendo resinificado nos anos 80. A banda Twisted Sister, por exemplo, é filha da geração de Ziggy Stardust. Não era à toa as várias horas na fila de entrada. Todos queriam ver aquela enxurrada de cultura pop bem em frente aos próprios olhos.

David Bowie morreu em 10 de janeiro de 2016, aos 69 anos, vítima de um forte câncer que estava enfrentando há algum tempo em silêncio (pelo menos para o grande público e mídia). Com 27 discos de estúdio, ele sabia que seu tempo na Terra estava se esgotando e deixou como despedida o álbum Blackstar, lançado dois ante de sua morte. Resumidamente, o disco reflete essa fase terminal do artista.

#DavidBowie #CamaleaodoRock

5 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png