• Maria Rita Werneck

Vamos ler trilha sonora?

Lembro perfeitamente de quando e onde comprei o livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema, de Tony Berchmans. Estava na edição de 2013 do Panorama Internacional Coisa de Cinema, realizada no Espaço Itaú Cinemas, o antigo Cine Glauber Rocha (Salvador/BA) que na década de 1980 me apresentou ao cinema. No saguão, existia uma livraria que sempre me atraia, mas dessa vez a atração foi mais forte.



Foto: Rock n´Outros Drops

Na vitrine, esse livro se destacava pela capa colorida. Quando li o título, tive um mini-siricutico. Ora...eis que achava uma publicação que tratava de algo que sempre fui apaixonada – trilha sonora de cinema. Neste caso, teria acesso às informações que sempre busquei, mas que nunca as achava tão condensada como naquele exemplar. Óbvio que o comprei e fiquei louca para começar a ler. Antes mesmo de lê-lo já fazia mil planos acadêmicos para a temática. Que maravilhoso seria fazer um projeto de pesquisa que envolvesse as minhas grandes paixões – cinema e música! Até hoje, ainda tenho esse plano, mas o livro foi devorado por mim e sua última página (que traz indicações dos filmes usados pelo autor) por meu saudoso e amado cachorrinho, Slash.


A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema é excelente para quem pesquisa sobre trilha sonora dos cinemas, para quem tem curiosidade sobre como esse elemento tão importante da sétima arte pode alavancar ou derrubar qualquer roteiro e, acima de tudo, é uma magnífica fonte de pesquisas sobre os mais importantes e emblemáticos soundtrackers produzidos na história do cinema.


Quer uma dica? Quando o estiver lendo, tenha sempre do lado algum dispositivo que lhe permita colocar no ato da leitura a trilha sonora referida. É uma maravilhosa viagem pelo tempo e pelas emoções.


O prefácio é escrito pelo grande e também saudoso Rubens Ewald Filho, especialista e crítico de cinema, falecido no ano passado. Tê-lo endossando o conteúdo é uma chancela sobre a qualidade do conteúdo produzido por Tony Berchmans.


Boa leitura!!!!

3 visualizações0 comentário
© ROD - Todos os direitos reservados
Canva_yellow.png